Grupo Alves Ribeiro
Apresentação | Historial

Historial

A Alves Ribeiro é uma empresa portuguesa de capital privado, que se dedica à indústria da construção em contratação pública e privada.

Fundada em 20 de novembro de 1941 por Artur Fernandes Alves Ribeiro, a empresa teve como base uma firma que já existia desde 1931 em nome individual do seu fundador.

Com um capital inicial de 500 contos, lançou-se na construção civil e obras públicas, em especial vias de comunicação e aeródromos, apesar da recessão económica que afetava a generalidade da Europa em consequência da 2ª Guerra Mundial.

Os primeiros clientes, em matéria de estradas, arruamentos e esgotos, foram a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta Autónoma de Estradas (hoje EP Estradas de Portugal). Entre 1931 e 1941, a maior obra realizada foi a construção da Av. Gago Coutinho e a Av. Almirante Reis em Lisboa, que incluiu terraplanagens, esgotos, pavimentos e construção de um viaduto sobre a linha férrea já existente.

Ao longo de mais de 70 anos, a empresa tem estado presente nos mais variados empreendimentos, trabalhando quer isoladamente quer em associação com outras empresas nacionais e estrangeiras, na construção e obras públicas, tanto na especialidade de estradas, aeródromos e urbanizações, como no ramo de edifícios.

A empresa possui uma imagem de flexibilidade e grande solidez financeira e mantém uma expansão sólida e progressiva, que ajudou a ultrapassar a retração vivida pelo setor da construção em Portugal nos princípios da década de 80. O seu núcleo empresarial tem vindo a alargar-se com a formação de novas sociedades e a participação noutras empresas.

A Internacionalização da empresa iniciou-se no ano de 2006 com a constituição de uma empresa de construção em Angola.

No ano 2012 a empresa ganhou o seu primeiro concurso de obra publica de infraestruturas no Brasil dando assim mais um passo no seu processo de desenvolvimento fora de Portugal.

São mais de 70 anos de atividade pautados por uma norma fundamental: trabalhar sempre com qualidade.

Alves Ribeiro